Jornalismo profissional é antídoto para notícia falsa e intolerância

Documento atualiza compromissos da Folha em uma era de mudança de hábitos dos leitores

Capítulo 2
Manual de Redação - Conduta

Atividades fora da Folha

  • A Folha permite que integrantes da Redação atuem em debates, conferências e seminários, participem de entrevistas ou sejam entrevistados, desde que autorizados pela Secretaria de Redação. Em qualquer situação, deve ser explicitado o vínculo com o jornal. Serão vetadas colaborações que suscitem conflito de interesses.
  • Desde que não haja conflito de interesses, a Secretaria de Redação pode permitir a atuação remunerada de seus profissionais que sejam convidados a dar palestras ou apresentar eventos.
  • A Folha cultiva uma política de exclusividade em relação ao trabalho de seus profissionais. Exceções a essa regra devem ser autorizadas pela Secretaria de Redação.
  • Cabe à Secretaria de Redação autorizar eventuais colaborações em outros veículos, desde que não sejam considerados concorrentes diretos da Folha. O profissional deve assegurar-se de que o seu vínculo com o jornal será explicitado pelo veículo e não pode adiantar conteúdo inédito que seja de interesse da Folha.
  • Blogs e canais de vídeo pessoais podem ser autorizados pela Diretoria de Redação, desde que não concorram com a atuação do profissional na Folha nem colidam com as regras deste "Manual".
  • A Secretaria de Redação deve ser informada caso o profissional vá participar da elaboração de livro, filme ou obra equivalente sobre conteúdo ligado ao trabalho que desenvolve no jornal. Para evitar suspeição de favorecimento, obras de jornalistas e colunistas da Folha podem ser objeto de reportagem de apresentação, mas não de crítica ou resenha.
  • As orientações deste "Manual" devem ser observadas em todas as participações públicas dos profissionais da Folha. Recomenda-se que, nessas situações, seja ressaltado que as opiniões são emitidas a título pessoal.

SÃO ATIVIDADES VETADAS AOS JORNALISTAS DA FOLHA

  • Prestar serviços de media training (treinamento de pessoas para lidar com meios de comunicação);
  • Atuar em anúncios comerciais. É facultada a possibilidade de participação em campanhas de interesse público, com autorização prévia da Direção de Redação;
  • Promover comercialmente marcas, produtos ou empreendimentos em colunas e reportagens de qualquer plataforma, incluindo redes sociais;
  • Elaborar textos de divulgação, como peças publicitárias, catálogos de exposição ou releases, assinados ou não.