Capítulo 3
Jonas, 29

'Se alguém me oferecesse uma cura, aceitaria na hora'

Nas ruas desde os 15 anos, Jonas conta os dias longe do crack

Jonas Aparecido Dias, 29, dorme embaixo do Elevado Presidente João Goulart, próximo ao metrô Marechal Deodoro

Jonas Aparecido Dias, 29, dorme embaixo do Elevado Presidente João Goulart, próximo ao metrô Marechal Deodoro

Clara Balbi
São Paulo

Embaixo do Elevado Presidente João Goulart, uma Bíblia repousa, aberta, sobre uma mala de rodinhas. Seu dono, Jonas Aparecido Dias, 29, diz não ser religioso, mas foi três vezes à Igreja Universal do Reino de Deus nos últimos meses. Em todas, sentiu que os fiéis o olhavam torto, mas não ligou. "Deus disse: 'Vinde a mim como estais'. Foi o que fiz."

Jonas está há cerca de um ano na rua. Ele vai e volta, porém, desde os 15, quando começou a usar drogas. Na época, saía de casa por um ou dois dias, em geral depois de brigar com o pai. À medida em que o vício se intensificava, passava cada vez mais tempo longe de Taquacetuba, em São Bernardo do Campo, onde nasceu.

Começou a praticar pequenos furtos: quebrava o vidro dos carros para roubar os aparelhos de GPS, arrombava comércios. Acabou preso em 2010. Na cadeia, conseguiu se afastar do crack. "Lá dentro só tem pó e maconha." Saiu cinco anos depois, diretamente para as ruas.

Há dez dias, Jonas descobriu que o pai tinha morrido de febre amarela. Conta os dias longe das drogas desde então. "Quero sair. Se alguém me oferecesse uma cura, aceitaria na hora", diz.

O objetivo é reencontrar-se com a mãe, Angelina, empregada doméstica em uma residência no Itaim. "O que eu tinha em casa, muita gente queria ter", diz Jonas. Angelina chegou a pagar sete meses de internação para o filho em uma clínica de reabilitação. Ele fugiu do lugar, mas hoje se arrepende.

O versículo citado por Jonas não existe na Bíblia, embora seja muito popular na comunidade evangélica. A passagem original, Mateus 11:28, diz: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei".

Jonas Aparecido Dias, 29
Jonas Aparecido Dias, 29 - Karime Xavier/Folhapress
Jonas, que dormia debaixo do Elevado Presidente João Goulart, próximo à estação de metrô Marechal Deodoro
Jonas, que dormia debaixo do Elevado Presidente João Goulart, próximo à estação de metrô Marechal Deodoro - Karime Xavier/Folhapress

Estas reportagens foram produzidas pela equipe do 62º Programa de Treinamento em Jornalismo Diário da Folha, patrocinado pela Philip Morris Brasil.