Dia Internacional da Mulher

Doze personalidades femininas refletem sobre as conquistas e os desafios de ser mulher

Capítulo 6
Patricia Abravanel

Não quero os mesmos direitos dos homens, diz Patricia Abravanel

'Sou mulher e quero licença-maternidade, ser tratada com respeito, igualdade e justiça'

Sarah Mota Resende
São Paulo

Se engana quem pensa que a principal inspiração de Patrícia Abravanel seja seu pai, Silvio Santos. Filha número quatro –de um total de seis– do empresário, apresentador e dono do SBT, ela diz que a mãe, Iris Abravanel, é a pessoa que mais lhe estimula a capacidade criativa.

"Olha a família que ela construiu. Segurar a onda do meu pai não é fácil. E ainda com tudo isso, ela escreve novelas de sucesso e ajuda o meu pai e o SBT como um todo. Sou fã incondicional."

Patrícia Abravanel é uma das 12 personalidades entrevistadas pelo F5, site de entretenimento da Folha, na semana do Dia Internacional da Mulher.

A apresentadora do SBT Patricia Abravanel

A apresentadora do SBT Patricia Abravanel Karime Xavier/Folhapress

A apresentadora é casada com o deputado Fábio Faria (PSD-RN), fato que já fez seu nome parar no noticiário político quando a delação da JBS veio à tona. Pelo relato de um executivo, Faria falou sobre propina em um jantar elegante na casa de Joesley Batista com a presença das respectivas mulheres –o empresário é casado com Ticiana Villas Boas. Os dois dizem que a afirmação é caluniosa e recorreram à Justiça.

É com o parlamentar que Patricia tem dois filhos: Pedro, de três anos, e Jane, de apenas dois meses. Seu melhor momento como mulher, inclusive, afirma ter vindo com a maternidade. E, para ela, ser sensual é estar bem-humorada.

"Depois que virei mãe, vi mais valor em nós mulheres. Percebi que quem segura a família ainda somos nós. Mesmo com os avanços e as mudanças na sociedade, que traz mais equilíbrio entre as partes, está muito mais nas nossas mãos a responsabilidade de transmitir aos nossos filhos valores, caráter e as verdadeiras prioridades na vida", afirma Abravanel.

Reprodução
A apresentadora do SBT Patricia Abravanel; clique para ver mais fotos
A apresentadora do SBT Patricia Abravanel; clique para ver mais fotos

Diz que não gosta de levantar bandeira do feminismo com a justificativa de que todos tem que ser tratados com igualdade. E polemiza ao opinar sobre direitos entre os sexos. "Particularmente não quero exatamente os mesmos direitos dos homens. Sou mulher e quero licença-maternidade, ser tratada com respeito, igualdade e justiça."

Atualmente de licença-maternidade, Patricia não tem previsão de volta. Antes do período, apresentou o "Máquina da Fama" e participou do "Jogo dos Pontinhos", um dos quadros do programa de seu pai no SBT. Numa das atrações, ela deu uma bronca em Silvio Santos, que comentava uma foto da apresentadora Livia Andrade de biquíni.

"O que não é legal é você, um senhor da sua idade, pai, avô e bisavô falando da loirinha bonitinha. [...] Parece um 'véio' tarado. Não é para o seu bico nem para os seus olhos", completou, arrancando risos da plateia e do próprio apresentador.

É da opinião de que cavalheirismo não ofende. Inclusive, já ensina o primogênito a adotar hábitos como mandar flores para mulheres. "Não quero nunca que ele as trate como objeto sexual, decoração ou qualquer outra coisa do tipo. Hoje em dia os homens estão mais presentes para dividir as tarefas de casa. Eles cozinham, trocam fraldas, estão muito mais participativos do que nas gerações antigas e eu acho isso o máximo. Isso sim é ser um "gentleman" completo."

Joao Viegas/Divulgação
A apresentadora Patricia Abravanel; clique para ver mais fotos
A apresentadora Patricia Abravanel; clique para ver mais fotos

Trabalhando ao lado do pai, foi a primeira das herdeiras a entrar no SBT. Começou aos 23 anos, quando ainda era estudante de administração da Faap. Na época, atuava no departamento de marketing da emissora. Hoje, aos 40, afirma que apesar de amar sua carreira e seu trabalho, a família sempre será prioridade. "Encontrei o meu próprio equilíbrio".