Dia Internacional da Mulher

Doze personalidades femininas refletem sobre as conquistas e os desafios de ser mulher

Capítulo 10
Laura Müller

Para sexóloga Laura Müller, mulher vive fase de maior prazer

'Ainda temos uma dose de preconceito e de limitações em relação às mulheres'

Sarah Mota Resende
São Paulo

A psicóloga e sexóloga Laura Müller afirma que as mulheres já conquistaram grande parcela de direitos iguais aos dos homens, mas não a totalidade. Ela também prefere deixar de lado o conceito de feminismo porque o assunto tem sido bastante polêmico e complexo.

"Prefiro ter um olhar para mulheres e homens como seres humanos que, cada qual a sua maneira, têm seus acertos, erros, alegrias, sofrimentos, ou seja, vidas complexas e cheias de desafios."

Laura Müller é uma das 12 personalidades entrevistadas pelo F5, site de entretenimento da Folha, na semana do Dia Internacional da Mulher.

A sexóloga Laura Muller

A sexóloga Laura Muller Reinaldo Canato/UOL

Para a sexóloga, o Dia Internacional da Mulher é um bom momento para pensar a questão do feminino na atualidade já que há uma dose de preconceito e de limitações em relação às mulheres.

Acha que um dos maiores desafios da mulher no século 21 é valorizar o feminino, com suas potencialidades e também seus limites. "E não duelar de antemão com o masculino. Há acertos e erros de ambos os lados."

Aos 48 anos, diz que hoje a sua relação com o próprio corpo é de cuidado e de aceitação de que a energia dos 20 anos não existe mais. Diz que se sente sensual nos momentos em que está mais de bem com a vida. "Com um olhar mais atento ao corpo, às emoções, ao prazer e aos sentimentos, acabo naturalmente me sentindo mais sensual".

Reinaldo Canato/UOL
A sexóloga Laura Müller, nos jardins da Rede Globo, na zona sul de São Paulo; clique e veja mais fotos
A sexóloga Laura Müller, nos jardins da Rede Globo, na zona sul de São Paulo; clique e veja mais fotos

Para a sexóloga, não há como dizer se ser mulher a ajudou ou a prejudicou na construção de sua carreira. "Talvez um pouco de cada. Acredito que, apesar de ainda vivermos em um mundo com resquícios de machismo, tanto as mulheres como os homens têm suas vantagens e desvantagens na carreira e na vida como um todo."

Acha que a melhor coisa em ser mulher é ser naturalmente acolhedora e receptiva. E que a pior é ter também um lado controlador e manipulador. "Que muitas vezes fica velado, mas existente."

Desde 2007 Müller tira dúvidas sobre sexo da plateia e dos convidados do Altas Horas, apresentado por Serginho Groisman na Globo. Ela tem ainda um consultório particular e percorre o Brasil dando palestras sobre o tema.

Reprodução/Instagram/laura
A sexóloga Laura Müller; clique para ver mais fotos
A sexóloga Laura Müller; clique para ver mais fotos