Ilha no rio Tapajós próxima da comunidade Montanha e Mangabal

Ilha no rio Tapajós próxima da comunidade Montanha e Mangabal Lalo de Almeida/Folhapress

Projeto Amazônia

Reportagem da Folha radiografa os planos em curso e seus obstáculos para lidar com os principais problemas da Amazônia: acesso, desenvolvimento, exploração, preservação e direito à terra

Capítulo 1
Introdução

Dilemas da floresta

Com pouca densidade eleitoral, a Amazônia não costuma atrair a atenção dos presidenciáveis durante a campanha. Mas a região depende sobretudo de Brasília para a implementação de grandes projetos de infraestrutura, para criar incentivos econômicos e para coibir o desmatamento ilegal, além da gestão de centenas de áreas protegidas, entre terras indígenas e unidades de conservação.

A preservação da floresta é fundamental para que o Brasil cumpra as metas de redução de emissões de carbono do Acordo de Paris, que tem como objetivo controlar o aquecimento global e que entrará em vigor em 2020. Por outro lado, cresce a pressão para expandir a fronteira agropecuária e para a exploração de recursos naturais, atividades que contam com forte apoio de governos locais e estaduais e do Congresso, principalmente por meio da bancada ruralista.

Na série que começa neste domingo (9), a Folha aborda temas controvertidos que estarão na mesa do próximo presidente: a pavimentação de uma estrada no coração da Amazônia, a redução de unidades de conservação, projetos hidrelétricos, a demarcação de novas terras indígenas, a regulamentação da mineração e a política de incentivos fiscais. As reportagens virão acompanhadas das posições dos principais candidatos sobre cada um dos assuntos.