Seus direitos

Fim de férias abre temporada de reclamações por voo, mala e hotel

Marcelo Justo/Folhapress
Passageiros aguardam chegada de malas na esteira no Aeroporto Internacional de Guarulhos

As pessoas viajam em busca de descanso e diversão, mas o passeio muitas vezes é prejudicado por aborrecimentos por extravio de bagagens, atraso nos voos, cancelamento de pacotes e problemas no hotel, pousada ou albergue.

Esses contratempos são ainda mais comuns em épocas de férias. Veja algumas dicas para resolver problemas que ocorrem durante ou depois das viagens.


VIAGEM POR TERRA

Em trechos de ônibus, o passageiro não está livre de problemas. Caso haja dano ou extravio de bagagem, atraso ou interrupção da viagem por mais de uma hora por culpa da empresa, cancelamento da viagem ou a venda de mais de uma passagem por poltrona, o consumidor tem direito a indenização.

Segundo a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), a reclamação deve ser feita por meio de formulário, assim que a viagem terminar, ao motorista do ônibus ou ao guichê da companhia. A partir da reclamação, a empresa tem 30 dias para efetuar o pagamento da indenização.