O contra-ataque

Contra-narrativa é arma para combater discursos de ódio nas redes sociais

Arquivo pessoal
A modelo
A modelo "plus size" Mayara Bonifácio, 23, que faz vídeos para combater o preconceito contra mulheres gordas e negras

KLEBER NUNES
THAIZA PAULUZE
DA EDITORIA DE TREINAMENTO

Na arena de discursos da internet, dois opostos não se atraem —a não ser para se digladiarem. Esse cenário inóspito fez surgir, porém, um terceiro espectro: os usuários que tentam driblar discursos de intolerância e fazer valer a máxima do respeito à diversidade. Chamado de contra-narrativa ou contra-discurso, o movimento vem sendo estimulado pelas plataformas sociais.

"São grupos que tentam combater posts extremistas e se organizam para produzir conteúdos não machistas, não racistas e não homofóbicos, por exemplo", explica Paulo Rogério Nunes, consultor afiliado ao Berkman Klein Center, instituto que discute internet e sociedade em Harvard.

Estudante e modelo "plus size", Mayara Bonifácio, 23, é considerada uma das 30 mulheres mais influentes do Instagram no Brasil, de acordo com a plataforma. Ela usa sua conta na rede e seu recém-lançado canal no YouTube para combater o preconceito contra mulheres gordas e negras e reclamar dos seus "haters", que vieram junto com a fama na web.

"As pessoas se sentem no direito de fazer ofensas e até dizer que eu deveria morrer. Eu rebato. A gente precisa falar sobre isso para que outras mulheres não abaixem a cabeça", diz a paulistana.

Facebook e Instagram se dizem entusiastas dessas iniciativas. "Nós apoiamos programas de contra-discurso e temos nos associado a ONGs e grupos para dar poder a suas vozes", afirma Monika Bickert, diretora global de políticas de conteúdo do Facebook.

No ano passado, a rede social lançou o Online Civil Courage Initiative (na tradução literal Iniciativa de Coragem Civil On-line), projeto que apoia instituições e ativistas europeus que trabalham para combater o extremismo e o discurso de ódio na internet.

Já o desafio universitário promovido pela rede social —Facebook Global Digital Challenge— tem alcance mundial. Segundo a empresa, ele atingiu, em dois anos, mais de 56 milhões de pessoas em 500 campanhas contra extremismo e discurso do ódio criadas por mais de 5.500 estudantes em 68 países.

Um deles saiu de Pernambuco: o projeto Angapé, "caminhos da alma", em tupi. Único selecionado no Brasil, foi criado por 18 alunos e dois professores de graduação e pós-graduação em filosofia e ciência política da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).

A proposta tem como objetivo promover a tolerância religiosa nas redes, por meio da sua página no Facebook, que tem 2.000 curtidas. "Queremos que esse seja um espaço de discussão e de relatos das pessoas sobre intolerância religiosa", explica Marcos Fanton, 33, um dos professores.

As ações vão continuar até o final do ano, inclusive no mundo off-line. "Estamos indo às escolas vizinhas da universidade para estimular jovens a pensar os valores comuns das religiões, da umbanda, candomblé, budismo, cristianismo, judaísmo e islamismo", diz Fanton.

Nascida no leste da França, em Estrasburgo, a página no Facebook "No Hate Speech Movement" (Movimento Contra o Discurso de Ódio) tem quase 30 mil curtidas na rede social e já está em 44 países. Desde 2012, reúne jovens —a maioria entre 17 e 26 anos— ativos na web e fora dela.

"Recentemente, prestamos mais atenção aos discursos alternativos. Não podemos deixar que o espaço de on-line seja ocupado por discurso de ódio, então, fizemos um manual para ajudar os usuários a desenvolver suas próprias contra-narrativas", afirma Rui Gomes, chefe de divisão para a educação e formação do Conselho da Europa, um dos coordenadores do projeto.

Divulgação
Ativistas da campanha mundial
Ativistas da campanha mundial "No Hate Speech Movement", que luta contra os discursos de ódio nas redes sociais

Inspirado em ações positivas dos usuários, o Instagram criou em junho, mês do orgulho LGBT, figurinhas de apoio à causa que podiam ser adicionadas às fotos. Ao tocar nos adesivos, havia informações relacionadas ao tema. A empresa coloriu também muros das cidades de Los Angeles, Nashville e Cleveland, nos EUA, além de Londres e Madri.

O Facebook, no mesmo período, incluiu um botão de reação a postagens com arco-íris, chamado de Orgulho. Houve também a possibilidade de colorir as fotos de perfil, apoiando o fim da homofobia.

O consultor de Harvard enfatiza que o mundo da web não é desconectado da realidade e vê avanços obtidos com essas iniciativas. "No meio digital, os discursos ganham mais poder e se propagam mais rapidamente. Podem causar muitos danos, mas os debates e ações positivas têm crescido."