Com 1 milhão de livros vendidos em 2016, youtubers aliviam editoras
EDUARDO MUYLAERT
DA EDITORIA DE TREINAMENTO
Saem os livros de colorir, entram os livros de youtubers. Os primeiros ajudaram a salvar o desempenho do mercado editorial no ano passado; os segundos aliviaram os efeitos da crise em 2016.
Ainda assim, as vendas totais caíram: 30,9 milhões de exemplares entre janeiro e novembro deste ano, contra 35,7 milhões em 2015. A queda foi de 13,2%, mas, graças a um ligeiro aumento do preço, o faturamento recuou menos, 4,7%.
"O fenômeno quase imbatível dos livros de colorir elevou muito a régua de comparação. Mesmo com todo o sucesso de booktubers, instagramers e gamers, os números mostram queda importante de vendas e de faturamento das editoras neste ano", afirma Leonardo Neto, editor-chefe do site PublishNews.
Até novembro, os influenciadores digitais venderam pouco mais de 1 milhão de exemplares a um preço médio de R$ 26, inferior à média do mercado, R$ 40,60. O faturamento, R$ 26,5 milhões, equivale a 3,2% em número de unidades do mercado editorial e a 2% em valor.
Eduardo Muylaert/Folhapress | ||
Seção para youtubers na Livraria Cultura |
A maioria dessa literatura pré-adolescente tem tom autobiográfico, com o primeiro beijo, o primeiro porre, os erros e acertos, temas que atraem leitores jovens pela identificação.
A chegada dos youtubers às livrarias se deu com Christian Figueiredo. No final de 2015, seu livro "Eu Fico Loko" (Novas Páginas, 160 págs.) já havia vendido 137 mil cópias; era o nono na classificação geral e o primeiro no segmento infanto-juvenil. O segundo lugar era "Eu Fico Loko 2", do mesmo autor. Christian lançou o terceiro volume da série em 2016, continua vendendo bem, mas não está entre os dez primeiros.
A maior best-seller do segmento é Kéfera Buchmann, 23, que agora também engata carreira de atriz. Seu primeiro livro, "Muito Mais que 5inco Minutos" (Paralela, 136 págs.) é o mais vendido na lista de não ficção em 2016, com 101,5 mil exemplares. Em 2015, já havia alcançado a marca de 197 mil.
Ao mesmo tempo, seu segundo livro, "Tá Gravando. E agora?" (Paralela, 112 págs.) está em sexta posição, com 55 mil exemplares vendidos até novembro.
Kéfera tem 9,9 milhões de seguidores no YouTube, onde fala sobre relacionamentos, bullying, moda e gafes, sempre com uma dose generosa de palavrões. Sua editora, a Paralela, que entrou de cabeça no segmento, integra o grupo Companhia das Letras, que sempre se destacou pela densidade de suas publicações.
Outra editora que entrou na mesma seara foi a Planeta, do grupo espanhol de mesmo nome, que criou para isso o selo "Outro Planeta". "O livro de colorir é um passatempo de que as pessoas gostam, mas é limitado", afirma o editor, Cassiano Elek Machado, 41. "O youtuber é uma nova figura de sociedade. Seu livro pode ser um modismo, mas o YouTube não, é um meio de comunicação que veio para ficar."
O último lançamento da Planeta, "João segundo João", vendeu 2.200 exemplares na semana de 21 a 27 de novembro, ficando em quinto lugar na lista de infanto-juvenil. O autor é João Guilherme, 14, cantor, ator e youtuber, filho do cantor Leonardo.
GAMES E REVISTAS
O segundo grande segmento de livros de youtubers é o de jogos. Na classificação geral de 2016, "Authentic Games", de Marco Túlio (Astral Cultural, 112 págs.), ocupa o quinto lugar, com 138 mil exemplares vendidos, e "Dois Mundos, um Herói", de RezendeEvil (Suma de Letras, 144 págs.) o décimo, com 103 mil.
Para o coordenador do BookScan, da Nielsen, Ismael Borges de Sousa, 37, o fenômeno tem sido ótimo para as editoras nesse momento de crise, até por ser um jeito fácil de publicar conteúdo dirigido num universo onde os próprios autores têm canais de divulgação do produto.
Além das livrarias, o youtuber invadiu as bancas, seja em álbuns de figurinhas (dois), seja em revistas que se encaixam no terceiro segmento mais importante, o de obras tutoriais que ensinam a ter acesso às redes sociais e dão dicas para fazer sucesso e dinheiro.
"Youtuber virou profissão, e muita gente busca uma forma de entrar nesse mercado", declara Vinicius Silva, supervisor de marketing da Online Editora, uma das cinco maiores do país, que publica mensalmente mais de 60 títulos.
Entre as publicações da Online encontradas em bancas estão: "Como Ser um Sucesso no YouTube", "Guia do Minecraft", "Guia Vlogging YouTube" e a série "Ganhe Dinheiro Com..." (uma revista para cada uma das mídias sociais), além de "301 Dicas para Ganhar Dinheiro Fácil com o Facebook". Algumas são traduções, pois esse gênero prolifera em vários países.