Publicidade
Notícias

Imagem de Santo Amaro é preservada desde 1552 em igreja

Zé Carlos Barretta/Folhapress

LEONARDO NEIVA
MANOELA MEYER
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma pequena imagem do santo italiano Amaro -protetor dos carroceiros, carregadores e fabricantes de velas- deu origem ao nome do tradicional bairro da zona sul de São Paulo. A escultura foi doada no ano de 1552 pelos então donos das terras do local, João Paes e Suzana Rodrigues, à capela da região.

"A catedral de Santo Amaro é o grande marco de nossa história", explica Carlos Fatorelli, pesquisador da trajetória do bairro.

A figura do santo é preservada até hoje em um cofre dentro da catedral. Quem visita o local tem acesso apenas a uma réplica da imagem, que fica exposta dentro do edifício.

Para oficializar a existência do então pequeno povoado de Santo Amaro, o padre José de Anchieta rezou uma missa em 1560 à margem do rio Jeribatiba, hoje rio Pinheiros. Antes disso, a área era ocupada por índios caiubi.

Em 1737, foi inaugurado o primeiro caminho que ligava Santo Amaro à cidade de São Paulo. A expansão começou em 1829, com a instalação de uma colônia de imigrantes alemães. Em 1832, Santo Amaro tornou-se um município independente.

"Os lotes que esses imigrantes receberam eram muito pequenos. Tinham que tirar seu sustento de uma área de 2.000 m²", diz a historiadora Silvia Cristina Siriani.

A linha férrea de São Paulo, que ia da atual avenida Liberdade até o bairro, foi inaugurada em 1886 pelo imperador D. Pedro II. Em 1913, ela foi substituída por uma linha de bondes, que existiu até 1968 -a última da cidade a ser desativada.

Santo Amaro foi declarado bairro da cidade de São Paulo apenas em 1935. Segundo Fatorelli, não se sabe ao certo o motivo para a anexação.

Uma das explicações é a de que o município tenha se anexo à São Paulo como pagamento de uma dívida com a capital. Outra é de que havia interesse em explorar os recursos naturais existentes na região.

A partir da década de 1950, a zona teve uma forte industrialização, com a chegada de usinas siderúrgicas, laboratórios e fábricas de empresas como a Companhia Metalúrgica Prada e a japonesa Semp Toshiba. As indústrias ocuparam espaços antes destinados à moradia de imigrantes.

Parte da mão de obra da cidade, constituída principalmente de migrantes nordestinos, saiu das plantações agrícolas para trabalhar no novo polo industrial do bairro -na época o maior de SP.

A partir da década de 1980, muitas indústrias deixaram Santo Amaro para ocupar regiões mais afastadas.

Ainda assim, a herança nordestina permanece forte no bairro. No Largo 13 de Maio, principal centro de comércio popular da região, é possível encontrar lojas com itens variados da cultura do Nordeste do país.

Com o tempo, o bairro se verticalizou, e grandes escritórios e sedes de empresas se estabeleceram por ali, à margem do rio Pinheiros.

BORBA GATO

Em 1963, Borba Gato, um dos mais célebres bandeirantes da história do Brasil, ganhou uma homenagem do artista Júlio Guerra, nascido em Santo Amaro: uma estátua em mosaico de dez metros de altura situada em uma praça na entrada do bairro.

Desde sua inauguração, a obra foi alvo de polêmicas. Muitos questionaram a homenagem ao bandeirante, conhecido pela captura e massacre de índios durante as expedições que empreendia pelo interior do país.

"Quem chega a Santo Amaro é recebido por esse homem com a garrucha na mão. Não é exatamente uma boa recepção", diz Fatorelli.

Ao lado da estátua, um conjunto de quatro painéis em mosaico, também criados por Júlio Guerra, relembra cenas importantes do bairro, como a doação da imagem do santo e a chegada dos primeiros imigrantes.

DE MATADOURO A CINEMATECA

Reprodução
Foto sem data mostra Cinemateca na época em que era matadouro, de 1887 até 1927
Foto sem data mostra Cinemateca na época em que era matadouro, de 1887 até 1927

Os galpões restaurados que abrigam a Cinemateca desde 1998 funcionaram como matadouro até 1927.

Inaugurado em 1887, o local foi o principal responsável pelo abastecimento de carnes bovina e suína em São Paulo, escoadas graças aos trens que entravam no local. Os resquícios dos trilhos podem ser vistos até hoje.

A chegada do matadouro ampliou a oferta de emprego, atraiu outras atividades e transformou a paisagem rural da região em importante núcleo comercial.

No entanto, após 40 anos, o lugar já não tinha infraestrutura suficiente para suprir a demanda de uma São Paulo em crescimento. Faltava água, espaço para descarte de lixo e rede de transporte.

Após a desativação do matadouro, o complexo teve várias outras funções, que alteraram parte de sua arquitetura originária, baseada nos edifícios industriais ingleses.

Apenas na década de 1980 foi iniciado o processo de tombamento do local, que hoje é tombado pelos governos municipal e estadual.

Atualmente, o espaço, localizado no largo Senador Raul Cardoso, 207, abriga o maior acervo de obras audiovisuais da América Latina e tem exibições de filmes e exposições temporárias.

A programação pode ser vista na página www.cinemateca.gov.br.

VEJA CURIOSIDADES HISTÓRICAS SOBRE A REGIÃO

NORTE-SUL
A primeira viagem oficial de metrô do país foi feita em 17 de setembro de 1974, entre Jabaquara e Vila Mariana, passando por sete estações da atual linha 1-azul.

PASSEIO ROLANTE
Na época, a passagem custava 1,50 cruzeiros novos, os trens passavam com intervalo de oito minutos, e circulavam 2.500 passageiros por dia. "Muitas famílias vinham só para passear de escada rolante, desciam e subiam várias vezes", conta o analista do Metrô Carlos Soares.

RUA HITLER
Durante a década de 1920, uma das vias do atual bairro de Campo Belo levava o nome do líder nazista Adolf Hitler. A homenagem, que hoje soa absurda, foi feita devido à grande quantidade de imigrantes alemães na região, que vinham ao país fugindo das difíceis condições da Europa nos séculos 19 e 20.

OUTRAS HOMENAGENS
Santo Amaro também abrigava as ruas Conde Zeppelin e Hindenburg, que homenageavam, respectivamente, o inventor do dirigível e o último presidente alemão antes de Hitler. Todas elas foram renomeadas nos anos 1930.

ACLIMAÇÃO À FRANCESA
O parque da Aclimação já foi um espaço de exposição de gado leiteiro, em 1892. Na época, o médico Carlos José Botelho comprou a área com intenção de reproduzir o Jardin D'Acclimatation, de Paris, que abrigava espécies exóticas.

PEREGRINAÇÃO
Desde 1920, integrantes da Associação dos Cavaleiros do Senhor Bom Jesus de Pirapora partem de Santo Amaro a Pirapora do Bom Jesus (60 km de SP), para demonstrar sua fé. A tradição se repete todos os anos até os dias atuais.