Como a mais famosa novela de Franz Kafka acordou de sonhos intranquilos
1.. Franz Kafka escreveu a novela "A Metamorfose" entre 17 de novembro, um domingo, e 7 dezembro de 1912, aos 29 anos.
2.Kafka levou apenas vinte dias para completar a história — tempo que, para ele, foi longo demais.
3.Ele achava que uma jornada de 10 horas ininterruptas de escrita teria sido ideal para concluir a história.
4.O tcheco precisava dividir-se entre a criação do pesadelo de Gregor Samsa e o trabalho como advogado em uma companhia de seguros.
5.Dois meses antes, escreveu sua primeira ficção: "O Veredicto".
6.O processo turbulento por que passou ao escrever "A Metamorfose" foi detalhado nas cartas que Kafka trocou com Felice Bauer, sua mais famosa amada.
7.Então aos 24 anos, Bauer era prima do cunhado de Max Brod, seu grande parceiro e editor. Eles se conheceram em agosto de 1912, na casa de Brod, em Praga.
Reprodução | ||
Franz Kafka com sua noiva Felice Bauer no verão de 1917 |
8.A jovem trabalhava como secretária em uma firma de taquígrafos. Apaixonado, Kafka escreveu uma torrente de cartas a Bauer. Chegaram a ficar noivos por duas vezes, porém jamais se casaram.
9.A primeira leitura pública de "A Metamorfose" ocorreu na véspera de Natal de 1912. Em 24 de dezembro, Kafka leu a primeira parte da novelas a amigos, que a receberam às gargalhadas.
10.A continuação só foi mostrada aos amigos do escritor em março do ano seguinte.
11.Max Brod tentou convencer editoras a publicar "A Metamorfose" com outras histórias de Kafka, junto com "O Veredicto" e "O Foguista". O volume deveria se chamar "Filhos". A ideia jamais se concretizou.
12.O escritor austríaco Robert Musil tentou publicar a novela em 1914 em uma revista. No início, Kafka hesitou, mas desejava abandonar a carreira como advogado e mudar-se para Berlim, onde viveria com Felice Bauer.
13. A publicação, porém, rejeitou os manuscritos de "A Metamorfose", por considerar o texto longo demais para uma revista.
14.Gregor Samsa foi finalmente conhecido pelo público primeiro nas páginas da revista "Die Weissen Blätter", em outubro de 1915, três anos depois de Kafka terminar de escrever. A história, depois, foi editada em livro, em dezembro daquele mesmo ano.
15.Kafka jamais foi prestigiado como gostaria (ou mereceria) por sua literatura enquanto viveu. Houve, no entanto, algum reconhecimento. Impressionado com o texto de "A Metamorfose", o escritor e ricaço Carl Stenheim deu seu prêmio em dinheiro no prestigiado troféu Theodor Fontane ao autor, como demonstração de respeito.