[an error occurred while processing this directive]

Especial Mad Men

Especial Mad Men

MAD MEN A série e a notícia

Todas as vezes em que o filho de Don Draper, Bobby, toma seu café da manhã na série "Mad Men", ele tem diante de si uma réplica de uma caixa de cereal dos anos 1960. Quando Don lê o jornal, o noticiário reproduzido no papel pela produção da série corresponde de fato aos acontecimentos do dia anterior --da morte do presidente Kennedy à chegada do homem à lua, entre outros fatos históricos registrados ao longo de sete temporadas.

Criada por Matthew Weiner, a produção trata da sociedade e do mundo do trabalho na era de ouro da publicidade a partir da agência fictícia Sterling Cooper, em Nova York. Acabou se tornando um marco de outra era de ouro: a da atual TV americana.

Vencedora de quatro Globos de Ouro e 15 prêmios Emmy, "Mad Men" estreou em 2007 com precisão de cenário e figurinos e um roteiro dramático focado na história de Don Draper e de Peggy Olson --secretária de Don no início, que acaba alcançando a diretoria criativa da agência.

Os últimos episódios da série vão ao ar no Brasil a partir desta segunda (6), às 21h, na HBO. Nos EUA, são exibidos neste domingo (5).

Navegue por este especial da "Ilustrada" e descubra como os personagens de "Mad Men" atravessaram eventos históricos da turbulenta década de 1960 e como esses fatos foram noticiados pela Folha na época.

Temporada 1 - Episódio 12

Kennedy vence Nixon e torna-se presidente dos Estados Unidos

Reprodução

Em "Mad Men", raramente os personagens estão diretamente envolvidos nos fatos históricos que aparecem nos episódios. Em geral, eles são espectadores de importantes eventos dos anos 60 pelo jornal, pelo rádio e, mais frequentemente, pela TV. Não é o caso deste capítulo, sobre a disputa presidencial entre Nixon e Kennedy: na ficção, a Sterling Cooper é a agência responsável pela campanha de Nixon. O episódio começa com imagens de uma TV mostrando os EUA irem às urnas na disputa presidencial de 1960. No escritório, os publicitários organizam uma festa para acompanhar a apuração e manifestam sua preferência por Nixon, e temem as consequências para os negócios de uma possível vitória de Kennedy -- que é, porém, eleito o primeiro presidente nascido no século 20 a chegar à Casa Branca, como a Folha informou em 10 de novembro daquele ano.

"Agradeço profundamente a vocês todos, a todos os que me viram e ouviram na TV e no rádio e, de novo, parabenizo o senador Kennedy por seu esforço na campanha."
Richard Nixon, em discurso transmitido pela TV de Don Draper, após a divulgação dos resultados das eleições