O contra-ataque

Aplicativos tentam furar 'bolhas' e pôr usuários em contato com visão oposta

EDOARDO GHIROTTO
DA EDITORIA DE TREINAMENTO

Os filtros-bolha são a engrenagem das redes sociais. A Netflix utiliza algoritmos para indicar filmes, enquanto o Spotify usa códigos para ler os gostos musicais dos usuários e apresentar novos artistas. No Facebook e no Twitter, o mecanismo seleciona quais postagens aparecerão com destaque no feed de notícias.

A leitura das preferências serve para customizar as redes sociais de acordo com o histórico de cliques e curtidas. A estratégia tem o objetivo de manter usuários por mais tempo nas redes, mas cria redomas que os impedem de ter uma noção ampla dos temas debatidos na esfera digital.

Programadores preocupados com a imersão nessas bolhas têm se empenhado em criar ferramentas para apresentar às pessoas o outro lado de discussões políticas. A maioria desses aplicativos pode ser acessada por brasileiros, mas todos operam em inglês.


Logo

FlipFeed (Feed inverso): A extensão do Google Chrome lê as páginas que o usuário segue no Twitter e apresenta a interface do perfil de uma pessoa com interesses opostos. Se o internauta é um conservador, o aplicativo lhe mostrará um feed com postagens voltadas à esquerda.

Logo

Escape Your Bubble (Escape de sua bolha): Uma extensão do Chrome para usar no Facebook. O mecanismo pede que o usuário informe quais são as suas posições políticas e econômicas e qual é a sua religião. Em seguida, formula chamadas atrativas para inserir no feed reportagens de sites com posicionamentos opostos ao do internauta.

Logo

Politecho (Eco político): Mais uma extensão do Chrome para o Facebook. Ela mapeia as páginas curtidas pelo usuário e cria um gráfico para localizá-lo em meio às preferências de seus amigos. O internauta será colocado à esquerda ou à direita com base nos políticos que segue e nos jornais que lê.

Logo

Unfiltered.news (Notícias sem filtros): Um site que lista as manchetes dos principais jornais de todos os continentes. A plataforma dispõe de um mapa-múndi que permite ao internauta explorar os temas de maior relevância em cada país. É possível navegar em português com o auxílio do tradutor do Google.


Logo

Echo Chamber Club (Clube da câmara de eco): É uma newsletter enviada por e-mail às sextas-feiras. Um tema específico é selecionado por uma equipe de editores, que faz um compilado de reportagens e artigos conservadores para que pessoas progressistas tenham acesso a outros pontos de vista.


Logo

Hi From The Other Side (Saudação do outro lado): Disponível apenas nos Estados Unidos, o site promove encontros entre pessoas que pensam diferente. A equipe da plataforma explica em um e-mail por que os pares foram combinados e sugere que eles conversem por telefone, por Skype ou pessoalmente.


Logo

Read Across The Aisle (Leia além da coxia): Outro aplicativo para celular disponível apenas no exterior. O dispositivo instala uma barra que se move para a esquerda ou para a direita conforme o usuário acessa sites noticiosos. Se gastar muito tempo em portais liberais, o mecanismo enviará uma notificação pedindo para que o leitor experimente um jornal de tendências conservadoras.