Rapper, Mussoumano rechaça rótulo de 'artista menor' e quer virar pop
J. MARCELO ALVES
DA EDITORIA DE TREINAMENTO
Mussoumano, principal rapper brasileiro no YouTube, quer ser visto como artista sério e ganhar espaço em rádio e TV. Para isso, lançará, no início de 2017, conteúdo mais voltado ao universo pop.
"Ano que vem, pretendo lançar um trabalho mais autoral: música séria, romântica ou com conteúdo político ou mais tipo festa; ou seja, uma variação de temas", diz o rapper, que já tem três canções exibidas no Spotify e vendidas no iTunes ("Ela faz minha barraca armar", "Pica das Arábias" e "Vem Pra Gangue").
Para Mussoumano, há preconceito devido ao fato de ele estar só on-line: "Acaba tendo essa visão das pessoas de fora de que tu é um artista menor, não tem capacidade, porque faz vídeos para o YouTube."
Hudson Martins, 26, é casado, morador de Florianópolis e formado em comunicação social. De início um personagem cômico, o apelido dado por amigos devido à barba e a consequente caracterização visual viraram marcas de Mussoumano –apelido que reflete a associação ao rap ("sou mano").
Com 4,7 milhões de inscritos em seu canal e 545 milhões de visualizações, Mussoumano diz que vive da publicidade direta, não a captada pelo YouTube, mas de marcas que o procuram para ações publicitárias.
Seus vídeos mais populares são as "collabs", que faz com outros youtubers. O vídeo mais acessado, no entanto, é uma batalha de rimas com a personagem de desenho animado Peppa Pig, em uma animação própria. Esse vídeo não lhe rendeu nada –por ter usado cerca de 4 segundos do desenho original, todos os ganhos do vídeo vão para os donos do desenho.
O rapper também tem um jogo gratuito para celulares, "Mussoumano Salvando as Latifas" (latifas é o nome que usa para suas fãs). A renda vem de anúncios (pouca coisa, segundo ele) e compras de recursos dentro do game.
O próximo game, "Mussoumano - Ataque dos Haters", está previsto para meados de 2017 e será direcionado a console e computadores, mais elaborado e vendido por unidade.