As Estrelas

Juntos em frente às câmeras, casais nerds conquistam legião de fãs

Adriano Vizoni/Folhapress
Iberê Thenório e Mari Fulfaro, casal responsável pelo canal Manual do Mundo

FABRÍCIO NEVES
DA EDITORIA DE TREINAMENTO

O casal de youtubers Iberê Thenório, 34, e Mariana Fulfaro, 32, está à frente do Manual do Mundo, canal que mescla ciência com entretenimento e já ultrapassou 7,2 milhões de seguidores e 1,2 bilhão de visualizações.

Criado em 2006, o canal contém mais de mil vídeos educativos sobre culinária, mágicas e, sobretudo, experiências científicas realizadas, em sua maioria, por Iberê Thenório. Ensina desde as coisas mais simples e de utilidade prática, como dar nó em gravata e furar parede com furadeira, a experimentos complexos, na série "Superquímica", não recomendados para serem feitos em casa.

Outra atração de destaque do Manual do Mundo é a série "Boravê", que traz vídeos do casal em lugares científica e tecnologicamente relevantes, como a Nasa e o interior de uma cabine de avião. "Engavetada" desde 2012, quando o acesso do casal para filmar em lugares de seu interesse era ainda negado na maioria das vezes, a série emplacou neste ano. Graças ao sucesso, as portas estão mais abertas para a dupla.

Iberê e Mariana foram criados em Piedade, no interior paulista, mas só se conheceram em 2005, na USP. Iberê cursou jornalismo e Mariana, terapia ocupacional. Na universidade, descobriram que tinham mais coisas em comum além da origem interiorana.

Ambos haviam estudado em escola pública e sido reprovados no primeiro vestibular para a USP. Filha de relojoeiro, Mariana cresceu na oficina do pai. Iberê teve cenário parecido: o quarto em que o pai guardava as ferramentas, que ficavam penduradas na parede, como ficam as dele próprio no estúdio de gravação.

Mariana chegou a prestar vestibular para história, matéria preferida de Iberê na escola. Acabaram se casando e virando sócios. Em meados de 2015, o nascimento de Helena redefiniu o ritmo de trabalho dos dois youtubers, agora menos intenso.

Durante os primeiros anos do canal, o casal se desdobrou para conciliar a vida de youtuber com as atividades profissionais: a dele, jornalista do portal G1; a dela, terapeuta num ambulatório para idosos com Alzheimer, na Grande São Paulo. Até que, em 2012, decidiram apostar todas as fichas no Manual do Mundo e deixaram de lado suas carreiras. Deu certo.

OUTRA HISTÓRIA DE CASAL

Criado em 2009, o Coisa de Nerd, de Nilce Moretto e Leon Martins, atrai, em especial, um público interessado em games. Tem 5,8 milhões de seguidores e 1,3 bilhão de visualizações. A dupla também protagoniza o canal Cadê a Chave?, uma espécie de "daily vlog", que mostra o dia a dia da dupla e já arrebanhou quase 2 milhões de inscritos.

A ideia de fazer o Coisa de Nerd nasceu da paixão antiga de Leon por games. Não à toa, seu início coincide com o lançamento do game StarCraft 2, um dos preferidos de Leon. Formado na PUC-MG em relações internacionais, ele fazia mestrado na Alemanha quando, entediado, passou a pesquisar os efeitos culturais da série de jogos de tiro "Call of Duty".

O youtuber aprendeu sozinho a gravar, editar e narrar os próprios vídeos, mas conta com a ajuda de Nilce, que é jornalista e atua com ele na frente das câmeras em quase todos os vídeos.

Leon, natural de Volta Redonda, no sul fluminense, e Nilce, de Andradina, noroeste paulista, trocaram as primeiras palavras no ultrapassado e já extinto Orkut, em 2006, quando ainda não sonhavam em fazer vídeos.

O casal morou em Goiânia e Curitiba e há um ano reside em Vancouver, Canadá -Leon foi contratado para trabalhar na empresa canadense de conteúdo on-line BBTV, em expansão no mercado brasileiro. O sucesso do Coisa de Nerd, contudo, nada tem a ver com a mudança do casal para a América do Norte.

Menos itinerantes, Iberê e Mariana não trocaram mais de cidade desde que saíram do interior para a capital paulista. Mas isso não faz a menor diferença -porque o seu manual (com licença para o trocadilho) é do mundo.