Após sucesso de canal de moda, sete parentes de Niina entram no YouTube
![](http://f.i.uol.com.br/folha/treinamento/images/1634521.jpeg)
TONY GOES
DA EDITORIA DE TREINAMENTO
Bruna Santina ainda estava no curso de maquiagem do Senac quando criou seu canal no YouTube, em junho de 2010, com dicas de moda e beleza. Tinha apenas 16 anos e filmava a si mesma com a webcam de seu computador.
Hoje ela comanda um pequeno império: tem mais de 2 milhões de inscritos no canal original, o Niina Secrets (Nina é seu apelido, mas o "i" duplicado não tem explicação), e quase 1 milhão no Niina Vlog, onde faz uma espécie de "reality show" da própria vida.
Também tem 2 milhões de seguidores no Instagram, 247 mil no Twitter e quase 1 milhão de curtidas no Facebook. Seus vídeos ainda atingem milhões de visualizações no Snapchat, que não mede o número de seguidores.
Desde outubro de 2015, é sócia da mãe na loja virtual Niina Secrets Store, que vende roupas, sapatos, acessórios, agendas, almofadas –mas, curiosamente, nenhum cosmético. Nem os de sua própria linha, desenvolvida com a marca T. Blogs.
Tanto sucesso on-line incentivou outros membros da família a seguir seus passos. A irmã Fabi Santina virou vlogueira de estilo de vida e gastronomia, com mais de 1 milhão de inscritos no YouTube. A mãe, Marisa, tem um canal dirigido a mulheres maduras, e causou furor com um vídeo onde ensina a cuidar da "pepeca" (sic). Outro irmão, Bruno, lançou um canal com dicas para quem quer se tornar youtuber.
Na família imediata, só o pai ainda não se arriscou. Mas, na estendida, ainda há a prima Carol, de 13 anos, que tem um canal sobre desafios para adolescentes; o irmão gêmeo dela, que fala de games; outra prima, Sofia, de 7 anos, focada no universo infantil; e a cunhada, Beta Lotti, voltada para o mercado de noivas e casamentos.
Longe da precariedade do início, hoje Niina trabalha com uma equipe fixa com dez profissionais, entre operadores de câmera, editores, pauteiros e assistentes. E ainda há os empresários, que negociam campanhas com a cliente famosa através de três agências diferentes.
Aos 22, Niina vislumbra uma carreira longa para si mesma. "Quero continuar na internet, que foi onde eu surgi, mas adoraria ir para a TV", diz a vlogueira. "Já participei de muitos programas. Um dia, quero ter o meu".
Sinal de que a mídia tradicional ainda exerce seu fascínio, mesmo para quem estimulou a família inteira a vir para o mundo digital.