As Estrelas

Após sucesso de canal de moda, sete parentes de Niina entram no YouTube

Reprodução/Facebook
Youtuber Niina Secrets durante gravação de vídeo

TONY GOES
DA EDITORIA DE TREINAMENTO

Bruna Santina ainda estava no curso de maquiagem do Senac quando criou seu canal no YouTube, em junho de 2010, com dicas de moda e beleza. Tinha apenas 16 anos e filmava a si mesma com a webcam de seu computador.

Hoje ela comanda um pequeno império: tem mais de 2 milhões de inscritos no canal original, o Niina Secrets (Nina é seu apelido, mas o "i" duplicado não tem explicação), e quase 1 milhão no Niina Vlog, onde faz uma espécie de "reality show" da própria vida.

Também tem 2 milhões de seguidores no Instagram, 247 mil no Twitter e quase 1 milhão de curtidas no Facebook. Seus vídeos ainda atingem milhões de visualizações no Snapchat, que não mede o número de seguidores.

Desde outubro de 2015, é sócia da mãe na loja virtual Niina Secrets Store, que vende roupas, sapatos, acessórios, agendas, almofadas –mas, curiosamente, nenhum cosmético. Nem os de sua própria linha, desenvolvida com a marca T. Blogs.

Tanto sucesso on-line incentivou outros membros da família a seguir seus passos. A irmã Fabi Santina virou vlogueira de estilo de vida e gastronomia, com mais de 1 milhão de inscritos no YouTube. A mãe, Marisa, tem um canal dirigido a mulheres maduras, e causou furor com um vídeo onde ensina a cuidar da "pepeca" (sic). Outro irmão, Bruno, lançou um canal com dicas para quem quer se tornar youtuber.

Na família imediata, só o pai ainda não se arriscou. Mas, na estendida, ainda há a prima Carol, de 13 anos, que tem um canal sobre desafios para adolescentes; o irmão gêmeo dela, que fala de games; outra prima, Sofia, de 7 anos, focada no universo infantil; e a cunhada, Beta Lotti, voltada para o mercado de noivas e casamentos.

Longe da precariedade do início, hoje Niina trabalha com uma equipe fixa com dez profissionais, entre operadores de câmera, editores, pauteiros e assistentes. E ainda há os empresários, que negociam campanhas com a cliente famosa através de três agências diferentes.

Aos 22, Niina vislumbra uma carreira longa para si mesma. "Quero continuar na internet, que foi onde eu surgi, mas adoraria ir para a TV", diz a vlogueira. "Já participei de muitos programas. Um dia, quero ter o meu".

Sinal de que a mídia tradicional ainda exerce seu fascínio, mesmo para quem estimulou a família inteira a vir para o mundo digital.