Palco da festa

Interlagos pode decidir novamente

Sebatsian Vettel comemora o título de campeão da F-1 após o GP Brasil Joel Silva - 25.nov.2012/ Folhapress
Vettel foi o último piloto a ser campeão da F-1 no GP Brasil

SANDRO MACEDO
TATIANA CUNHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Dois pilotos chegam ao Brasil ainda na disputa pelo título do Mundial de Pilotos da F-1, porém, apenas um pode conquistá-lo em Interlagos: Nico Rosberg, 31.

O alemão da Mercedes entra na 20ª das 21 provas do calendário com 349 pontos, 19 a mais que Lewis Hamilton, 31, seu companheiro de equipe e único rival pelo título.

Pela supremacia da Mercedes durante todo o campeonato, o mais provável seria ver os dois pilotos da equipe disputando os dois primeiros lugares em Interlagos. Mas o improvável muitas vezes deu as caras no circuito paulista.

Para Rosberg seguir os passos de seu pai, Keke, e conquistar o título sem fazer contas basta uma vitória simples.

Mas outras combinações de resultados também podem render ao alemão seu primeiro campeonato. Se chegar em segundo, por exemplo, confirma o caneco caso Hamilton fique fora do pódio. O terceiro lugar do alemão com um sexto do inglês também vale título no domingo (13).

Para Hamilton, atual bicampeão, é fundamental chegar na frente do rival para adiar a decisão para Abu Dhabi, no dia 27 de novembro.

Caso o título seja definido em solo brasileiro, seria a sétima vez que Interlagos consagraria o campeão.

Desde 2004, quando o GP Brasil foi transferido para a parte final do calendário, Interlagos definiu o campeonato em seis ocasiões.

Foram cinco "finais" consecutivas, entre 2005 e 2009. Nas duas primeiras delas o título ficou com o espanhol Fernando Alonso (Renault).

Em 2007, Lewis Hamilton já perdeu um título por aqui. O inglês e Alonso eram companheiros, favoritos e rivais na McLaren. Kimi Raikkonen, da Ferrari, tirou proveito da briga interna e pulou do terceiro lugar para o primeiro na tabela. O finlandês contou ainda com uma ajudinha de Felipe Massa, seu companheiro ferrarista, que liderou boa parte da corrida, mas foi seu escudeiro no trecho final.

No ano seguinte, foi Hamilton quem riu por último em uma das finais mais dramáticas da categoria nas últimas décadas. Massa precisava da vitória e torcia para Hamilton ficar no máximo em sexto.

Uma chuva na parte final bagunçou as posições na pista e o inglês caiu justamente para a sexta posição, atrás de Timo Glock, que não trocou pneus, e Sebastian Vettel, que o ultrapassou. A poucas curvas do final, no entanto, os pneus errados de Glock não resistiram e Hamilton conseguiu o quinto lugar.

Em 2009, ano da surpreendente Brawn, foi Rubens Barrichello que chegou com remotas chances, mas viu o companheiro Jenson Button se sagrar campeão.

Só em 2012 o título voltou a ser decidido aqui e consagrou o alemão Sebastian Vettel como o mais jovem tricampeão da categoria.