VIRADA DE MESA

Netflix desbanca HBO pela 1ª vez na TV, e disputa no cinema não tem favoritos

Associated Press

GUILHERME GENESTRETI
GABRIELA SÁ PESSOA
MARIA CLARA MOREIRA
DE SÃO PAULO

Quando a HBO proclamou "não ser TV" em 1995, a declaração não passava de lema criado para refletir a aspiração da emissora de reinventar o formato. Cinco anos depois, conseguiu: com "Família Soprano" e "Sex and The City", destronou a ABC e conquistou o maior número de indicações ao Globo de Ouro (18), soberania que manteve por 15 anos.

Bastaram três anos, contudo, para a verdadeira "não TV", a Netflix, alcançar o que nenhum canal tradicional conseguiu: com oito indicações, a plataforma de streaming superou as sete da HBO.

A cerimônia do Globo de Ouro ocorre na noite deste domingo (10), em Los Angeles. A Netflix, porém, terá de bater o impacto cultural de "Game of Thrones" (HBO). A série mais pirateada da história só corre o risco de perder para a estreante "Mr. Robot", do canal a cabo USA Network.

Mas como o Globo de Ouro é conferido pela crítica estrangeira em Hollywood, o espanhol com sotaque brasileiro de Wagner Moura, em "Narcos", pode até levar a melhor. Além de melhor drama, a produção da Netflix sobre o narcotraficante colombiano Pablo Escobar concorre em melhor ator dramático -que deve acabar para Rami Malek, o hacker de "Mr. Robot".

Se em televisão a Netflix sai na frente, cravar um preferido em cinema é difícil: as indicações estão pulverizadas. Há produções mais autorais ("Spotlight", "O Regresso" e "A Grande Aposta") e também mais comerciais, como "Mad Max" e "Perdido em Marte".

Com cinco indicações, sai na frente o drama lésbico "Carol". Mas o filme não é favorito em Hollywood: foi ignorado pelo sindicato dos produtores, que tem membros que também fazem parte da Academia, que concede o Oscar.

E Oscar é coisa bem distinta: decidido por integrantes da indústria -e não pela imprensa estrangeira-, é nele que o cinema, que no Globo de Ouro disputa os holofotes com a televisão, está de olho.

NA TV
73º Globo de Ouro
Cerimônia de premiação
QUANDO: 22h, na TNT

Veja a íntegra da lista de indicados na premiação