Segredo do esporte é ter grandalhões fortes, ágeis e velozes
DE SÃO PAULO
O rúgbi sevens é um esporte de contato, de força bruta. É também uma modalidade que exige habilidade e rapidez. O segredo da preparação de um bom time é casar essas habilidades: fazer um grandalhão forte conseguir se mover com velocidade e ser ágil para armar jogadas e driblar seus adversários.
Os jogadores de rúgbi da seleção treinam 20 horas por semana. A rotina inclui treinamentos de força, focados no aumento da massa muscular, incremento da força máxima e da potência muscular. Também muito trabalho de velocidade e potência.
"No jogo, eles precisam ter força para derrubar um adversário e resistência e velocidade para aguentar o jogo todo", afirma José Eduardo Moraes, preparador físico da equipe masculina.
Os jogadores de rúgbi sevens correm cerca de 1,5 km em um jogo de 14 minutos. É uma média semelhante à alcançada pelos atletas de futebol, que chegam à casa de 10,5 km em 90 minutos.
Os times chegam a fazer três jogos por dia. "O desgaste é grande. É preciso ter atenção à recuperação física, à alimentação e à hidratação após cada partida para que o atleta chegue bem até o último do dia", diz Moraes.