Introdução

Folha comemora 95 anos com encontro para debater jornalismo

A Folha celebrará seus 95 anos com um ciclo de debates sobre os desafios do jornalismo no século 21 e a crise política e econômica brasileira.

O Encontro Folha de Jornalismo será realizado nos dias 18 (quinta) e 19 (sexta) de fevereiro, no MIS - Museu da Imagem e do Som de São Paulo. O evento é gratuito, com vagas limitadas para assinantes.

Oito mesas, quatro a cada dia, reunirão alguns dos principais profissionais da imprensa brasileira e internacional (veja infográfico ao lado).

A importância crescente do jornalismo profissional, a lei que regulamenta o direto de resposta, o processo de impeachment contra a presidente Dilma e a relação entre imprensa e governo na Argentina e na Venezuela serão alguns dos temas abordados.

Resumos, fotos, vídeos e entrevistas com os palestrantes serão publicados no site da Folha durante o evento.

Maior jornal do país em circulação e audiência, a Folha completa 95 anos na próxima sexta, dia 19.

As comemorações começam na segunda (15), com a veiculação de vídeos especiais no site do jornal e discussões ao vivo transmitidas pela TV Folha. No dia 28 de fevereiro, será publicado um caderno especial sobre os 95 anos do jornal.

Vagas esgotadas.

Confira a programação completa:

QUINTA (18.fev)

9h - ABERTURA

Otavio Frias Filho

Diretor de Redação da Folha e autor dos livros "Queda Livre", "Seleção Natural" e "Cinco Peças e Uma Farsa"

9h10 - MESA 1 - NOVAS FORMAS DE INFORMAR

Jornalistas comentam os dilemas da grande mídia impressa em um cenário de abundância de informações e forte concorrência do meio digital.

Vera Brandimarte

Diretora de Redação do "Valor Econômico", jornal de cuja fundação participou. Trabalhou na "Gazeta Mercantil", no "Jornal do Brasil" e no "Estado de S. Paulo"

Eugênio Bucci

Professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, colunista da revista "Época", articulista do jornal "O Estado de S. Paulo" e diretor de Redação da "Revista de Jornalismo ESPM"

Leão Serva

Colunista da Folha. Ex-secretário de Redação da Folha, é jornalista, autor do livro "A Desintegração dos Jornais".

Mediação: Sérgio Dávila

Editor-executivo da Folha. Foi editor da "Ilustrada" e correspondente nos EUA. Foi o único repórter brasileiro no início da Guerra do Iraque

10h - MESA 2 - QUANDO A IMPRENSA É VISTA COMO OPOSIÇÃO

Na grande imprensa, ou em sites e jornais independentes, eles são as pedras nos sapatos de políticos e governos. Revelações de escândalos de corrupção e abusos de poder trouxeram prêmios e prestígio a estes jornalistas, mas também processos e ameaças.

Hugo Alconada Mon

Secretário-assistente de Redação do jornal argentino "La Nación", especialista em investigações de corrupção, lavagem de dinheiro e fraude corporativa. É autor do livro "La Piñata", sobre corrupção nos anos Kirchner

Eugenio Martínez

Jornalista venezuelano, é considerado o maior especialista em cobertura eleitoral no país. Escreve, entre outras publicações, para o "Prodavinci", o melhor site opositor de análise política

Lúcio Flávio Pinto

Criador do "Jornal Pessoal", veículo alternativo sobre a região amazônica que circula em Belém desde 1987. Trabalhou por 18 anos como repórter no "Estado de S. Paulo". Ganhou quatro prêmios Esso. Escreveu, entre outros, o livro "A Questão Amazônica"

Mediação: Clóvis Rossi

É repórter especial, colunista e membro do Conselho Editorial da Folha. Possui 53 anos de jornalismo, 36 deles na Folha. Ganhou prêmios Maria Moors Cabot (EUA) e da Fundación por un Nuevo Periodismo Iberoamericano

11h - CAFÉ

11h30 - MESA 3 - ERRAMOS - EX-OMBUDSMANS DISCUTEM O DIREITO DE DEFESA

Dois ex e uma atual ombudsman comentam os dilemas que cercam o cargo, a nova lei de direito de resposta e os erros mais frequentes da imprensa.

Junia Nogueira de Sá

Jornalista com mais de 30 anos de experiência, trabalhou nos principais veículos brasileiros, como Folha (repórter especial e ombudsman), Agência Folha (diretora), "Folha da Tarde" (editora responsável), "Veja" (editora-executiva) e "Exame" (editora-executiva). Em comunicação corporativa, atuou no Grupo Abril, Grupo Telefônica no Brasil, Volkswagen do Brasil, Governo de São Paulo e FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

Tânia Alves

Trabalha há 27 anos no jornal cearense "O Povo", no qual ocupa atualmente o cargo de ombudsman pelo segundo mandato consecutivo. Por oito anos foi editora-executiva do Núcleo de Cotidiano do mesmo veículo.

Caio Túlio Costa

Primeiro ombudsman da Folha, em 1989, foi também secretário de Redação e um dos autores do primeiro "Manual de Redação" do jornal. Foi o diretor-geral do UOL, de sua fundação até 2002. É autor de quatro livros, entre os quais o que relata sua experiência de ombudsman: "O Relógio de Pascal"

Mediação: Vera Guimarães

Atual ombudsman da Folha, é a 11ª jornalista a ocupar o posto. Na Folha desde 1990, foi secretária-assistente de Produção, secretária-assistente de Edição, editora de cadernos especiais e das edições de domingo, editora de revistas e editora-adjunta de "Cotidiano"

12h30 - MESA 4 - CRÔNICA

Eles dominam como poucos a difícil arte de escrever fácil e honram uma ilustre tradição da imprensa brasileira. Um encontro com três cronistas que nunca deixamos de ler.

Fernanda Torres

Atriz premiada no Festival de Cannes em 1986, é colunista da Folha. Estreou na literatura com o elogiado romance "Fim", que vendeu mais de 200 mil exemplares

Luis Fernando Verissimo

Um dos principais cronistas brasileiros, escreve em "O Globo" e em "O Estado de S. Paulo". É autor do best-seller "Comédias da Vida Privada" e criador dos personagens Ed Mort e a Velhinha de Taubaté

Ruy Castro

Escritor e colunista da Folha, publicou biografias consagradas sobre Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmen Miranda

Mediação: Alcino Leite Neto

Jornalista e editor da Três Estrelas, selo de livros de não ficção da Publifolha. Foi editor da "Ilustrada", de "Moda", de cadernos especiais e correspondente da Folha em Paris

SEXTA (19.fev)

9h - MESA 5 - CIFRAS & LETRAS - RECESSÃO COM INFLAÇÃO

O Brasil vive a pior crise econômica de sua história? Quando o país voltará a crescer? Especialistas em economia explicam e apontam possíveis saídas para a recessão.

Eduardo Giannetti

É formado em economia e em ciências sociais pela USP e PhD em economia pela Universidade de Cambridge. Autor de "Vícios Privados, Benefícios Públicos?", entre outros livros

Samuel Pessôa

Formado em física e doutor em economia pela USP, atua como pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas. É colunista da Folha

Vinicius Torres Freire

Colunista de assuntos econômicos da Folha, onde já foi secretário de Redação, editor de "Economia", "Opinião" e de "Ciência" e correspondente em Paris

Mediação: Maria Cristina Frias

Editora da coluna "Mercado Aberto", da Folha, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial

10h - MESA 6 - NÃO ATIRE, SOU JORNALISTA - COBERTURA EM ÁREAS DE CONFLITO

No Iraque, na Síria ou nas ruas de São Paulo, eles arriscam a própria segurança em busca de notícias. Uma espanhola, um irlandês e um brasileiro descrevem o dia a dia da profissão em meio a tiros, bombas e pancadas.

Mayte Carrasco

Mais conhecida correspondente de guerra espanhola, cobriu conflitos na Síria, na Líbia e no Afeganistão, entre outros países, para veículos como "El País" e "La Nación"

James Harkin

Jornalista irlandês, escreve para "Vanity Fair" e "The Guardian". Publicou recentemente o livro "Hunting Season", sobre o fortalecimento do grupo Estado Islâmico

João Wainer

Cineasta e repórter especial da Folha. Foi um dos diretores da TV Folha. Dirigiu os documentários "Junho - O Mês que Abalou o Brasil" e "Pixo"

Mediação: Patrícia Campos Mello

Repórter especial e colunista da Folha, especializada em economia e política internacional, conflitos e direitos humanos. Foi correspondente em Washington entre 2006 e 2010. É autora do livro "Índia - da Miséria à Potência"

11h - CAFÉ

11h30 - MESA 7 - OS BASTIDORES DA COBERTURA DA LAVA JATO

Três dos principais repórteres investigativos do país revelam detalhes da operação que eletriza o país e já provocou a prisão de políticos, banqueiro e empresários.

Mario Cesar Carvalho

Repórter especial da Folha e autor dos livros "Carandiru: Registro Geral" e "Folha Explica o Cigarro". Já ganhou alguns dos principais prêmios de jornalismo do país, entre os quais os da Embratel, Folha e Abril

Thiago Herdy

Presidente da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), é repórter de política no jornal "O Globo" na sucursal de São Paulo. Venceu os prêmios Esso 2008 e 2010, nas categorias regionais

Mediação: Mônica Bergamo

Jornalista da Folha e da rádio Band News FM, assina coluna com informações de diversas áreas, entre elas política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999

12H30 - MESA 8 - SAI, DILMA/FICA, DILMA - O QUE EU ACHO DO JORNALISMO DE OPINIÃO

Processo de impeachment, crise política, descrédito do Congresso. O momento atual é farto para comentaristas políticos que, mais ao centro, à esquerda ou à direita, instigam admiração e ódio entre os leitores.

Josias de Souza

Blogueiro e articulista do portal UOL, trabalhou por 25 anos na Folha. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo, na categoria regional. É coautor do livro "A História Real'', que revela bastidores da elaboração do Plano Real

Reinaldo Azevedo

Colunista da Folha, mantém um blog na VEJA.com, é âncora do programa "Os Pingos nos Is", na rádio Jovem Pan, e comentarista político da RedeTV. Escreveu, entre outros, "Contra o Consenso", "O País dos Petralhas" e "Objeções de um Rottweiler Amoroso"

Ricardo Melo

Diretor de jornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) desde o ano passado. Na Folha, entre outras funções, foi editor de "Opinião", editor da "Primeira Página" e secretário-assistente de Redação. Também foi chefe de Redação no SBT

Mediação: Bernardo Mello Franco

Colunista da Folha em Brasília, foi também correspondente em Londres e editor interino do "Painel"

13H30 - ENCERRAMENTO

Sérgio Dávila