Perguntas e respostas sobre doping
O que é doping?
Segundo definição da Wada (Agência Mundial Antidoping), é a ocorrência de qualquer uma das seguintes violações:
1) Substância proibida detectada em amostra fornecida pelo atleta
2) Uso ou tentativa de uso de uma substância ou método proibido
3) Recusa em fornecer amostra para exame antidoping
4) Falhar ao fornecer informações atualizadas sobre rotina, horários e locais de treino
5) Adulterar qualquer parte do processo de controle de doping
6) Possuir ou carregar substância proibida
7) Traficar substância proibida
8) Receitar substância ou método proibidos a um atleta
9) Ser cúmplice de uma violação das regras antidoping
10) Associar-se a um treinador, médico ou oficial que tenham sofrido sanções por doping, quando proibido
O que é a Wada?
É a Agência Mundial Antidoping, entidade independente criada em 1999 para coordenar os esforços contra dopagem e redigir o código de substâncias proibidas. Não cabe à Wada realizar os exames ou decidir quais atletas estão impedidos de ir a uma Olimpíada, por exemplo, mas a agência pode fazer recomendações.
Quem é responsável por aplicar exames antidoping?
Laboratórios credenciados pela Wada, espalhados por vários países. Os resultados, no entanto, são centralizados em um sistema monitorado pela agência mundial, batizado de Adams (sigla em inglês para Sistema de Gestão e Administração Antidoping).
Quem precisa realizar exames antidoping?
Qualquer atleta que dispute competições profissionais.
Quais são os critérios para escolher o atleta que fará o exame antidoping?
Os critérios variam. Competidores podem ser escolhidos de forma aleatória (por sorteio após um jogo de futebol, por exemplo) ou depois que se destacaram em uma prova. Também podem ser testados a qualquer momento, mesmo fora de competições.
Por que doping não é liberado e legalizado?
O argumento principal usado por entidades como o COI e a Wada é a necessidade de se garantir uma disputa justa, com oportunidades iguais para todos. Também afirmam que a prática vai contra os "valores e regras do esporte" e pode trazer riscos à saúde dos atletas.
Doping faz mal à saúde?
Nem sempre. Um atleta pode ser pego no exame antidoping por usar um remédio inofensivo, por exemplo, para tratar calvície. No entanto, muitas das substâncias usadas para trapacear (sobretudo nas quantidades administradas para se ter ganho esportivo) podem ter efeitos colaterais graves, como aumento dos riscos de doenças cardíacas, impotência sexual e até câncer.
Quais são as punições possíveis para doping?
Vários fatores influenciam na punição dada a um atleta, desde a gravidade da infração até a intencionalidade. Ele pode receber desde uma advertência pública até ser banido do esporte para sempre.
Se um atleta tomar um medicamento proibido pela Wada por recomendação médica, ele pode competir?
Somente se conseguir obter uma isenção por uso terapêutico. A medida só é permitida se for comprovado que ele teria problemas de saúde sem a substância, se ela não melhorar significativamente seu desempenho esportivo e se não houver nenhuma outra alternativa permitida.