ENGENHOCAS

5 engenhocas que se tornaram reais

CAROL PRADO
DE SÃO PAULO

1. Hoverboard

Bem menos legal que o skate que voa em trajetória livre e ajuda Marty a enfrentar os vilões do segundo filme, um modelo inspirado no verdadeiro Hoverboard foi apresentado pela Lexus, marca de carros de luxo da Toyota, em agosto. Diferentemente da prancha fictícia, a peça real tem de seguir um caminho determinado por um trilho magnético, similar a um trem-bala.

"Hoverboard Lexus"

2. Tênis com cadarço automático

Em 2011, a Nike vendeu 1.500 unidades de uma peça esteticamente parecida com o fabuloso tênis que se amarra sozinho imaginado no filme, em uma campanha com a Fundação Michael J. Fox para Pesquisa de Parkinson que arrecadou 6 milhões de dólares. A marca patenteou uma tecnologia para fazer com que o calçado, de fato, se amarre sozinho, por meio de um sensor de peso e um controle remoto. Em janeiro, a Nike anunciou que, até o final de 2015, venderá um novo lote do produto.

Sander Koning/Efe
Nike Air Mag, calçado inspirado no tênis com cadarço automático de
Nike Air Mag, calçado inspirado no tênis com cadarço automático de "De Volta para o Futuro"

3. Óculos multifunção

Embora ainda pareça futurista, a tecnologia de lentes multifunção já deu origem a uma série de produtos. Um dos que mais se aproxima do acessório mostrado no filme é o HoloLens, óculos de realidade virtual anunciado em janeiro pela Microsoft. Ele cria imagens holográficas em torno do mundo real e permite aos usuários interagir com objetos virtuais que se posicionam de acordo com o cenário em que estão inseridos. É possível, por exemplo, usar uma sala de estar como "fase" de um jogo de videogame.

4. TVs com videochamadas

Em 1989, a ideia parecia absurda com as televisões de tubo da época. Conexões de voz e vídeo, porém, se tornaram banais com a popularização dos softwares de videoconferência no início dos anos 2000. Hoje, a maioria das smart TVs contém a tecnologia. Vídeogames mais modernos também têm suporte para esse tipo de aplicativo, permitindo conversas por vídeo quando conectados à tela.

5. Pepsi Perfeita

A fabricante de refrigerantes finalmente decidiu lançar uma edição especial do refrigerante, inspirada na versão criada no filme, que tem canudinhos integrados e é entregue automaticamente após comando de voz. A novidade chega justamente nesta quarta-feira (21), dia simbólico para os fãs da franquia. A bebida será distribuída na convenção nerd Comic Con, em Nova York (apenas para quem estiver fantasiado como o personagem principal do longa), e vendida pela internet a US$ 20 (R$ 78).

"Pepsi Perfeita"





EDIÇÃO E COORDENAÇÃO: Carol Prado, Daigo Oliva, Maria Luísa Barsanelli e Ivan Finotti
EDITOR-ADJUNTO DE ARTE: Mario Kanno
DESENVOLVIMENTO: Alex Borba e Lucas Zimmerman
INFOGRAFIA: Alex Borba e Lucas Zimmerman
COLABORAÇÃO: Fernanda Ezabella, Guilherme Genestreti, Salvador Nogueira e Pedro Caiado