Os estrangeiros

Muito além de Garth Brooks

A Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos terá neste sábado (22) show com o cantor country norte-americano Garth Brooks, que estará pela segunda vez no evento sertanejo mais tradicional do país. Mas ele não é o único. Desde os anos 90, outros artistas estrangeiros pisaram no palco da festa. Nem todos, no entanto, foram bem sucedidos.

Confira quem já deixou seu país para cantar na arena barretense:

Shakira - 1997

Adriano Vizoni - 12.jul.14/Folhapress

A cantora, ainda sem o status de estrela mundial, se apresentou no primeiro final de semana da festa daquele ano. O evento reuniu 1,4 milhão de pessoas, mas seu show não esteve entre as principais atrações.

Garth Brooks - 1998

Lucio Piton - 24.ago.98/Folhapress

O "Furacão de Oklahoma", que vivia ótima fase na carreira, fez um show que ficou marcado como um dos principais da história do sexagenário evento. Ele se apresentou para mais de 50 mil pessoas -capacidade do estádio-, em sua primeira incursão na América Latina. O "balé" de chapéus do público na arena e nas arquibancadas é guardado pelo cantor como lembrança daquele show.

Alan Jackson - 1999

Chris Pizzello - 23.abr.96/Associated Press

Com 35 mil pessoas no estádio de rodeios do Parque do Peão, o cantor norte-americano fez um show de exatos 90 minutos e que não deixou saudades no público. Apesar de ter vendido mais de 25 milhões de discos em oito anos de carreira, seu repertório era praticamente desconhecido dos brasileiros, o que fez parte do público se dispersar durante a apresentação.

Reba McEntire - 2000

Harrison McClary - 9.nov.11/Reuters

A cantora norte-americana fez um show em parceria com a dupla Chitãozinho & Xororó. Reuniu 30 mil pessoas no estádio, mas não ficou entre as principais atrações da história da festa.

A-HA - 2002

Divulgação

Após hiato de um ano em que a festa não teve artistas estrangeiros, a banda norueguesa se apresentou em 2002, em meio a uma turnê que percorreu capitais brasileiras. Para os fãs do grupo, o show foi excelente, mas a baixa ocupação da arena de shows –menos de 50%– revelou que a aposta da organização não se confirmou.

Gloria Gaynor - 2002

Toni Albir - 27.dez.07/Efe

No mesmo ano, a cantora norte-americana, que tem "I Will Survive" como seu maior hit, fez show numa boate privada que funcionava dentro do Parque do Peão. A casa ficou completamente lotada.

Mariah Carey - 2010

Edson Silva - 21.ago.10/Folhapress

A norte-americana foi o primeiro nome contratado pela organização da festa após a passagem do A-Ha pelo palco barretense. Apesar da criação de um palco especial, com a construção de uma rampa de 13 metros com escadas, para a troca de roupas da artista e de suas bailarinas, o público decepcionou: foram apenas 28 mil pessoas.