Entenda a doença
A dengue existe desde o período colonial. Erradicada em 1955, reapareceu no continente americano na América Central no ano de 1977. Em 1980, atingiu o México e a América do Norte. Desde 1986, grandes epidemias se alastraram pela América do Sul, em particular pelo Brasil, e, desde então, o país convive com casos de dengue.
Existem atualmente quatro tipos de vírus da dengue: 1, 2, 3 e 4. Na primeira vez em que uma pessoa é contagiada por qualquer um desses vírus, adquire a chamada dengue clássica. Nunca mais a pessoa voltará a ter dengue daquele mesmo vírus, pois se tornará imune ao mesmo, porém, continuará exposta aos outros tipos.
Caso a pessoa volte a ser picada por um mosquito com um dos outros três tipos de vírus restantes, pode adquirir aquela conhecida como dengue hemorrágica.
Os sintomas da dengue clássica são febre alta repentina (acima de 38°C), dores nas articulações, nos músculos e na cabeça, inflamação dos gânglios linfáticos e, eventualmente, erupções na pele.
Já na dengue hemorrágica, além dos sintomas da dengue clássica, aparecem também sangramentos em diferentes partes do corpo, dificuldade para respirar, vômitos, sudorese e alteração na pressão.