Milhares

Número de corintianos virou lenda, com diferentes versões

NAIEF HADDAD
DE SÃO PAULO

São poucos os dados confiáveis sobre o público no Maracanã naquele dia 5 de dezembro de 1976. Foram registrados 146 mil pagantes, mas o número está longe do total de pessoas presentes. Naquela época, havia sempre uma quantidade expressiva de não pagantes nos grandes jogos, por isso Igor Ojeda, autor do livro "Invasão Corinthiana", estima que fossem pelo menos 160 mil.

Duas dúvidas principais pairam no ar desde então: Quantos eram, afinal, os corintianos? Havia mais torcedores do Corinthians do que do Fluminense?Os jornais, como a Folha, indicavam cerca de 70 mil seguidores do clube paulista no estádio.

Para Ojeda, com base em avaliação de cada um dos setores da arquibancada, eram mais. "O Maracanã recebeu em torno de 80 mil corintianos, sem exagero".

Quanto à segunda questão, os torcedores mais antigos do Fluminense rejeitam a tese de que estavam em menor número no estádio. Para eles, havia igualdade numérica ou uma ligeira vantagem para o tricolor carioca.

Aos autores do livro "Invasão Corinthiana", Francisco Horta, então presidente do Fluminense, não descartou a vantagem do time paulista: "Talvez sua torcida fosse mais inchada que a nossa. Uma proeza".

"A estimativa mais conservadora de 70 mil torcedores visitantes já seria suficiente hoje para quase lotar o novo Maracanã, reformado para a Copa do Mundo de 2014, hoje com cerca de 78 mil lugares.