Personagens

Queen volta ao Rio 30 anos depois de show histórico em festival de rock

Brian May, Adam Lambert e Roger Taylor, do Queen, posam antes de entrevista no Rio Antonio Lacerda/EFE

BRUNA FANTTI
DO RIO

A banda inglesa Queen foi a primeira atração da edição 2015 do Rock in Rio a chegar à cidade, na noite desta quarta-feira (9). Nesta apresentação, 30 anos depois de seu primeiro show no Rock in Rio, o grupo traz uma nova formação.

O guitarrista Bryan May e o baterista Roger Taylor escalaram o vocalista Adam Lambert, 33, para assumir o posto que já pertenceu a Freddie Mercury (1946-1991).

Durante coletiva no hotel Copacabana Palace, na zona sul do Rio, Lambert justificou o motivo da chegada antecipada à cidade. "Temos que ensaiar. Faz seis meses que não tocamos juntos", disse o cantor, revelado no reality show americano "American Idol" (2009). Após se apresentar com os músicos do Queen no programa, foi convidado para ser a nova voz da banda.

Taylor e May chancelaram a performance do novo integrante. "Tocamos para pessoas de todas as idades. Adam ele é o 'real real', Freddie (Mercury) também tinha isso. Adam nos dá uma energia nova, como em 1985. Nós somos uma entidade, não somos um fóssil", afirmou Taylor.

O guitarrista do Queen apontou semelhanças entre os dois vocalistas. "Acho que, assim como Freddie, Adam também tem uma grande voz e uma conexão muito forte com o público", disse Bryan May.

Indagado se lembrava da apresentação memorável do Queen em 1985, quando 350 mil pessoas cantaram "Love of My Life", Lambert brincou: "Bom, eu só tinha três anos (risos), mas fiz minha pesquisa. Soube que o público aqui é muito passional e estou animado".

Apesar do entusiamo, Taylor disse que talvez essa seja uma das últimas apresentações da banda, que ainda irá se apresentar em São Paulo, no próximo dia 16, e em Porto Alegre, no dia 21 de setembro. O trio se negou a dar mais detalhes de como será o setlist. "Como diz o Prince, nós temos hits demais", brincou Lambert.

A empresária Roberta Medina, vice-presidente do festival, citou a importância do Queen para a consolidação do Rock in Rio. "A presença deles fez com que outras bandas confiassem na proposta e tocassem também", disse.

A banda será homenageada em todas as noites. A produção prevê tocar "Bohemian Rhapsody" mesclada com a música do Rock in Rio, durante quatro minutos, em todas as noites de abertura do Palco Mundo, o principal do evento.

O Rock in Rio vai ocorrer nos dias 18, 19, 20, 24, 25, 26 e 27 de setembro, na zona oeste do Rio.